Temos visto muitas empresas “mapeando processos” e ao final não passa apenas de um fluxo de atividades. Qual a diferença afinal?

O modelo de fluxo de atividades é fracamente estruturado, ou seja, não reflete a complexidade da realidade e tem vida útil de 1 dia! Ou seja, colocou no papel já está desatualizado!

O conceito de processo é mais amplo que o conceito simples de um fluxo de atividades que transformam insumos em produtos. Para administrar o seu negócio o gestor deve considerar outros elementos existentes na realidade. Por exemplo, os processos são regulamentados por leis, normas, regras, orientações. Os processos são apoiados por máquinas, ferramentas, softwares, pessoas e ambientes de trabalho. Todos esses elementos influenciam e afetam a geração do Valor desejado. Para que o Valor possa ser gerado, o gestor deve ter esses elementos disponíveis ao mesmo tempo. A isso chamamos de sincronia.

Na ilustração abaixo, para que a transição ocorra, é necessário a sincronia dos elementos para a geração do Valor adicionado (resultado).

componentes de processo


Os elementos de processo mencionados anteriormente ampliam a visão do processo. A estrutura do processo comumente vista como unidimensional, se amplia para uma visão tridimensional. Portanto, a dinâmica de uma empresa é tão complexa que é impossível “colocar no papel”.

Além disso, ao modelar um processo devemos fazer com que as visões de todos que tenham interesse no processo estejam representadas no modelo. Quanto mais visões se inclui, mais robusta e completa será a inteligência embutida no modelo.

Atualmente há no mercado uma plataforma que permite o mapeamento tridimensional onde as atualizações são realizadas em tempo real, permitindo ainda, visualizar os impactos causados no resultado final. (Saiba mais).

Para gerar o Valor adicionado desejado, tenha todos os Valores exigidos pelo contexto validados e disponíveis no momento da tomada de decisão (transição). Ao modelar um processo certifique- se de que esteja considerando todos os elementos necessários à sincronia. Qualquer falha ou inconsistência o Valor adicionado não será gerado.

Na modelagem de processos baseada em Valores, o Valor é o principal elemento a ser identificado. O reconhecimento é a capacidade de identificar o que um Valor representa em um contexto que esteja em estudo.

O Valor é relativo sempre ao seu contexto, ele pode ser um insumo, uma referência ou um resultado.
Por exemplo, o acordo sindical é um Valor (resultado) de uma série de negociações, mas se torna uma referência à outro processo (folha de pagamento p.ex.) onde o Valor (resultado) é o pagamento correto.

Fluxo de atividade não garante o pagamento correto, já o fluxo de Valor, além de efetuar o pagamento correto, gera a cultura de processos dentro da organização.

Como geramos cultura de processos?

Ficará para o próximo post!

 

LIGGO Gente & Gestão - Pessoas e Processos para Melhoria de Resultados e Sustentabilidade dos Negócios

 

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