Estaria a sua empresa com a estrutura de cargos e salários condizentes com a nova realidade? Seu modelo de bonificação, PLR e comissionamento estão alinhados às estratégias da organização?

 

Sabemos que a conta de maior peso em uma empresa são os custos com pessoal e esta é, normalmente, a primeira a sentir os impactos das mudanças, no entanto, saber dimensionar corretamente o quadro de pessoal é uma necessidade não apenas para resguardar os resultados da empresa mas também um cuidado e respeito aos colegas que deverão manter tais resultados com os recursos disponíveis. Negligenciar ou realizar o dimensionamento de forma inadequada, poderá impactar no alcance dos objetivos da sua organização.

 

As empresas que enfrentaram grandes mudanças na estrutura organizacional devem ficar atentas aos sistemas de cargos e remunerações, que atuam como sustentação ao processo de mudança. Cada organização tem um sistema próprio pois levam em conta a complexidade da sua realidade que só é possível descrever utilizando-se de metodologias específicas (diagnóstico, estratégia e modelagem de processos) que mostrarão alternativas para se chegar ao modelo de remuneração estratégica que atenda a atual realidade de negócio.

 

É o momento de descobrir, definir ou redefinir a estratégia da empresa. Quais resultados que a empresa busca? Em quanto tempo? Quais são os principais indicadores de resultados? Quais são os indicadores de esforço? Em resumo, buscamos a informação crucial para qualquer projeto de remuneração estratégica: Qual o resultado que a empresa quer (ou precisa)?

 

Cada vez mais, e mais rápido, temos vivido em um contexto onde se ouve falar menos de departamentos e funções e cada vez mais sobre equipes, times, gestão por processos, home office, multifuncionalidade, autogestão, etc. e isto coloca em cheque os modelos tradicionais de remuneração, pois não conseguem, em tempo hábil, se adequar às mudanças, tornando nossos modelos de remuneração de "solução” para "problema". Precisamos de um modelo flexível e adaptável.

 

Há mais de 20 anos já se falava "o mundo mudou..." e continuamos fazendo a mesma afirmação. O que muda na verdade é a velocidade com que as coisas mudam. E vai continuar cada vez mais rápido!

 

Se o seu modelo de remuneração é participação acionária, remuneração variável, remuneração por habilidades, remuneração funcional, salário indireto ou outras alternativas criativas, não importa! Nossas vidas são modificadas de forma rápida e intensa por fatos e situações que fogem ao nosso controle.

 

A sua estrutura e o seu modelo de remuneração acompanham as mudanças com a mesma velocidade? Qual a medida certa para a sua realidade organizacional?

 

 

Liggo Gente & Gestão - Conectando Pessoas aos Resultados de Negócio

Consulte-nos! 

 

 

   

 

Back to top