Fluxo de processos

"As empresas inteligentes sabem o risco de ficar para trás no ambiente turbulento e complexo dos dias atuais e investem tempo e esforçam-se para criar sistemas, estruturas e processos a fim de garantir um fluxo ininterrupto de Inovação".- Bessant e Tidd (2009),

 

Modelagem Orientada a Valor 

Mapear Fluxo de Valor possibilita uma visão completa que reúne referências, recursos humanos, tecnologias, ambiente e ferramentas que adicionam valor ao processo, permitindo a inovação.

Por meio da tecnologia e metodologias que permitem eficiência em:

 

Medidas objetivas que auxiliam os gestores na interpretação da realidade do seu negócio, localização e interpretação de mudanças e impactos em um determinado contexto.

Critérios que auxiliam os gestores na correção em tempo hábil da direção do negócio em torno do seu objetivo comum em um determinado contexto.

Ferramentas que integram e operam estas medidas e critérios sob enfoque sistêmico e proporcionam a avaliação do nível de aprendizagem para assegurar que os ganhos esperados de fato foram realizados.

Notação conhecida como VBPMN – Value Based Process Management Network - desenvolvido pela SDPS - Society for Design and Science Process.

 

A metodologia é estruturada para a discussão do processo e gerar Senso Comum entre o grupo envolvido, antes que estes comecem a desenhar os múltiplos mapas de processos.

Metodologia de mapeamento do fluxo de valor é fundamental em organizações que estejam em busca da eficiência, pois permite alocar recursos humanos do próprio negócio, suprimindo desperdícios e garantindo o planejamento, o desenvolvimento, a operação e evolução de processos de negócios.

Torna possível, ainda, simular e avaliar tais processos, eliminando riscos de insucesso do investimento, com a vantagem de poder visualizar antecipadamente a qualidade da operação do negócio e os seus efeitos na cadeia produtiva de valores adicionados.

Pode-se elaborar, gerar alternativas, simular e avaliar processos de transição (mesmo durante a transição) e estratégias na adoção de novas tecnologias, na reciclagem de recursos humanos e na introdução de novos processos operacionais e mercadológicos, otimizando as alternativas que melhor atendam às novas realidades.

 

Benefícios:

  • Permite a todos os membros da equipe verem o processo da mesma forma.
  • De forma visual, representará o processo a um nível elevado e define o escopo dos esforços de melhoria.
  • É o primeiro passo no pensamento de causa e efeito; contribui para a compreensão de como os fornecedores, insumos, etapas do processo, e saídas afetam ou poderão afetar às necessidades do cliente.
  • É o primeiro passo para descobrir falhas, tais como:
    • Entradas que não precisamos, mas que recebemos;
    • Saídas que os clientes não querem, mas que recebem de qualquer maneira;
    • As etapas do processo que são concluídas, mas não acrescentam valor 

 

Nosso objetivo, além de modelar à partir dos Resultados, é fazer com que a linguagem de processos seja um instrumento diário de gerenciamento, permitindo que cada ator do processo seja responsável por manter atualizadas suas contribuições ao trabalho coletivo. A velocidade de modelagem do processo é exponencialmente ampliada, eliminando o risco presente de um agente externo ao processo descrever o trabalho no lugar daquele que realmente o executa. Quanto maior o número de pessoas envolvidas em uma iniciativa de gerenciamento de processos, maiores as possibilidades de reconhecimento de sua importância no todo, de comprometimento e de surgimento de inovações.

O Mapeamento do Fluxo de Valor da sua empresa, aliada com a nossa experiência em Estrutura Organizacional e Remunerações, irão oferecer oportunidades de melhoria com impactos substanciais sobre a equação do seu negócio.

A sua aplicação é rápida, simples, participativa!

 

Entre em contato! 

 

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