Em mercados dinâmicos e globalizados, com crise ou sem crise, exige-se das empresas respostas rápidas e eficazes. Desta forma, é necessária uma gestão eficiente sobre suas atividades, promovendo a melhoria contínua de seus processos, sejam eles produtivos ou administrativos.
Em um sistema tradicional de gerenciamento, apoiado na gestão departamental, os processos decisórios ocorrem de forma verticalizada, ou seja, partindo de um nível hierárquico superior, e cabendo às camadas hierárquicas inferiores o cumprimento das ordens.
A estrégia em ação, tem sido o grande desafio das organizações que buscam eficiência operacional alinhada com a estratégia de negócio.
A modelagem de processos de negócios tem como finalidade entender o funcionamento interno da organização – de ponta a ponta, para geração de VALOR, e para isto, são utilizados métodos, ferramentas e o maior número possível de pessoas para considerar todas as visões e opiniões, de forma ágil, em busca do senso comum.
Na modelagem de processos, o fluxo de valor (valor adicionado ao cliente) é o objetivo do processo. Para desenvolver um projeto de modelagem de processos, são necessários os seguintes itens:
- Comunicação: Regras, políticas, normas e manuais seguidos para geração de valor.
- Infraestrutura: Perfil profissional, tecnologias e ambientes utilizados para geração de valor.
- Transição: Como as atividades são realizadas e em sincronia (tempo zero).
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