Remuneração Estratégica

Remunerar pelos resultados alcançados. Alinhar remuneração aos objetivos estratégicos é uma das melhores estratégias que uma empresa pode adotar. Nossa missão é tornar isso uma realidade dentro da organização, de forma sustentável.

O mundo muda constantemente e um componente fundamental, a remuneração, parece não estar acompanhando o ritmo das transformações. A maioria das empresas, entre elas aquelas mais inovadoras, continua utilizando sistemas tradicionais de remuneração. baseados em cargos e funções. Tais sistemas, quando têm seu uso caracterizado pela exclusão de outras alternativas de remuneração, acabam gerando entraves às mudanças, constituindo-se em barreiras à consolidação e ao avanço da transformação da organização do trabalho.

São dois os fatores que mais influenciam mudanças nos sistemas de remuneração:

Pressões originadas pelo mercado: novas diretrizes estratégicas para fazer frente a condições competitivas, determinando um realinhamento da organização e de seus sistemas;

Mudanças na estrutura: fusões e aquisições, downsinzing ou crescimento, reestruturação e mudança na organização do trabalho são fatores que também implicam o realinhamento dos sistemas.

Uma adequada política de retenção de talentos prioriza suprir as necessidades básicas dos colaboradores. Isso pode ser alcançado através de um plano de remuneração estratégica. Para uma política salarial eficiente é necessário identificar fatores importantes como:

  • A cultura da empresa;
  • A disposição em correr riscos;
  • Filosofia da gestão de pessoas;
  • Situação econômico-financeiro;
  • e claro, a concorrência.

A partir de um diagnóstico inicial, será possível determinar uma adequada política de remuneração que poderá incluir um plano de cargos e salários que adequará a remuneração fixa, um plano de participação nos resultados ou comissionamento que irá remunerar de forma variável, ou ainda uma boa política de benefícios que irá oferecer vantagens não monetárias.

O papel da LIGGO é transformar a visão usual da remuneração como fator de custo para uma visão da remuneração como fator de aperfeiçoamento da organização, como impulsionador de processos de melhoria e aumento da competitividade.

 

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