Traduzir o plano estratégico em indicadores e metas, departamentais e individuais, para o adequado gerenciamento de todas as atividades e tarefas. Nossa missão é identificar os esforços necessários ao alcance dos resultados almejados.
A importância de definir Indicadores e metas de desempenho
Por qualquer ângulo que você tentar compreender a função de um indicador, vai chegar à conclusão de que ele só tem uma: APOIAR DECISÕES. Foi pra isso que ele surgiu, afinal. O que varia é o objeto da decisão: Deixar o processo como está? Parar alguma atividade? Rever a estratégia? Reformular o produto? Dentre outras variáveis.
Definir indicadores de desempenho e metas para o seu negócio são maneiras importantes de medir a sua performance. Estabelecer metas de desempenho possa ajudá-lo a realizar as mudanças estratégicas que muitas empresas em crescimento precisa fazer. Metas são objetivos a serem alcançados e, deste modo devem ser delineadas e orientadas para o futuro. Além disso, é necessário fazer com que as pessoas envolvidas no processo do alcance das metas, sintam-se engajadas e envolvidas diretamente.
As metas devem ser todas 'inteligentes' e poucas para que todos na organização sigam na mesma direção.O método SMART é uma das maneiras mais eficientes de elaborar metas para seu planejamento empresarial, seguindo apenas cinco passos:
S - Específico - Use números concretos e metas definitivas ao invés de gerais, e se concentre numa parte do negócio por alvo. Então, diga: 'Eu quero ver o aumento das vendas em 15% "e não" Eu quero ver o negócio crescer.
M - Mensurável - certifique-se que você pode medir o seu objetivo. Use percentagens ou números de unidades. Isso permite que você avalie o desempenho e irá mostrar-lhe precisamente quando um alvo foi atingido.
A - Realizável -Objetivos muito ambiciosos pode ser extremamente prejudicial para os planos. Certifique-se que as metas estão dentro da razão.
R - Realista - Crie metas que você pode conseguir com os recursos que você já tem.
T - Tempo - Estabeleça prazos para cada objetivo.
Depois de ter identificado os principais impulsionadores do negócio, você precisa encontrar a melhor maneira de calculá-los. Mais uma vez, a sua prioridade aqui deve ser o de procurar o mais próximo possível uma ligação com os elementos do seu desempenho que determinam o sucesso. Por exemplo, você pode decidir que o serviço ao cliente é uma prioridade estratégica para o seu negócio e, portanto, comece a medir isso. Mas há muitas maneiras de fazê-lo.
O desafio é descobrir qual medida específica (ou medidas) vai permitir-lhe melhorar o seu negócio. Este tipo de unidade de medição é muitas vezes referido como um indicador chave de desempenho. Além disso, é necessário proceder revisões regulares para auxiliar na motivação e para fazer alterações se os resultados obtidos não estiver sendo o esperado.
As metas formam um elo crucial entre a estratégia e as operações do dia-a-dia. Um bom planejamento ajuda a antecipar problemas e se adaptar às mudanças com mais facilidade. Enquanto muitas pequenas empresas podem levar seu negócio sem medição formal ou definição de metas, para empresas em crescimento, o controle desses processos é indispensável. Tudo o que você está almejando conseguir, você não terá nenhuma maneira de saber o quão perto você chegou a menos que você defina metas claras e meça o quão perto você chegou a bate-las.
Depois da estratégia definida e desdobrada em indicadores e metas de desempenho, a LIGGO oferece aos seus clientes um sistema WEB para gerenciamento dos planos de ação, tarefas e indicadores, que trabalha de forma compartilhada com todos os funcionários da empresa, alertando sobre os prazos a serem cumpridos, sem perder o foco: RESULTADO!
Exemplos de indicadores: