Uma vez definida a estratégia e seus desdobramentos em indicadores e metas, chegará o momento de avaliar desempenho e, como sabemos, as pessoas normalmente não gostam desse "ritual", mas entendemos que é crucial para o realinhamento de expectativas individuais e organizacionais. Apesar dos inúmeros obstáculos, da construção do modelo até a sua aplicação, avaliar desempenho é uma decisão que afeta o crescimento humano e organizacional. Porém, não significa avaliar a pessoa. Antes, implica a captação de informações relativas ao nível de contribuição ao negócio. Uma avaliação bem estruturada pode trazer vantagens como:
- Gerar insumos relativos ao atendimento das necessidades do cliente;
- Permitir a alocação adequada dos ativos (recursos humanos e financeiros);
- Definir expectativas de desempenho, ou seja, o grau de contribuição esperado do negócio;
- Reforçar os valores e as posturas que são valorizados na organização;
- Conceituar desempenhos esperados e obtido, com nitidez;
- Promover a divulgação do desempenho obtido em uma linguagem homogênea;
- Fortalecer o vínculo entre recompensas e resultados;
- Criar oportunidades de diálogo que fortalecem o relacionamento interpessoal e estimulam o desejo de mudanças pessoais;
dentre outras.
Experiência e know-how, para que a sua avaliação de desempenho esteja alinhada com a estratégia de negócio, cultura e objetivos, promovendo ambiente de crescimento e aprendizagem.