O “Living Lab” (Laboratório Vivo),  é um ambiente de inovação e gestão de risco, centrado no ser humano, construído sobre práticas e pesquisas, com uma abordagem que facilita a influência do usuário em processos, envolvendo todos os parceiros e recursos relevantes em contextos da vida real, visando adicionar valor.

 

 

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A metodologia de mapeamento de fluxo de valor, para criação do "Living Lab" gera automaticamente o simulador gerencial para cada processo construído. Os simuladores gerados executam a linguagem do negócio descrito na modelagem.

 

A análise da simulação permite obter informações sobre duração, custo, tempo, gargalos, problemas de produtividade, e características outras do modelo, permitindo ao usuário corrigir erros, além de possibilitar a realização de ajustes objetivando entender melhor a realidade e fazer com que ela co-evolua em processo.

Torna possível, ainda, simular e avaliar tais processos, eliminando riscos de insucesso do investimento, com a vantagem de poder visualizar antecipadamente a qualidade da operação do negócio e os seus efeitos na cadeia produtiva de valores adicionados.

É o diálogo com a complexidade da realidade, sem o risco de se permanecer engessado numa abstração sem retorno. É a garantia de estar sincronizado com a onda da mudança.

 

Vantagens do Living Lab:

• Não tentar resolver problemas por depender de instinto ou suposições. Em vez disso, gerar hipóteses, coletar dados para testar suas hipóteses e usar ferramentas para organizar dados e desenhar inferências.

• Pesquisar e testar novos conhecimentos sistematicamente. Usar pequenas experiências para produzir ganhos incrementais e/ou disruptivas em conhecimento.

• Utilizar projetos de demonstração para a produção de conhecimento, que você pode usar para alterações em todo o sistema.

• Revisar seus sucessos e fracassos, identificar as lições aprendidas e gravar essas lições em formatos acessíveis.

• Olhar para fora de seu ambiente para ganhar novas perspectivas: Identificar organizações de melhores práticas (mesmo em outras indústrias), usar visitas e entrevistas para estudar como eles fazem o trabalho e gerar idéias para melhorar suas próprias práticas. Reunir regularmente com os clientes para integrar conhecimentos sobre produtos, concorrentes, preferências dos consumidores e a qualidade do seu serviço. Também observar os clientes que utilizam seus produtos, para identificar problemas e gerar idéias de melhoria.

• Mover as competências para diferentes partes da empresa — em divisões, departamentos e instalações — para que possam partilhar a riqueza.

• Disponibilizar medidas objetivas que auxiliam os gestores na interpretação da realidade do seu negócio, localização e interpretação de mudanças e impactos no seu negócio em um determinado contexto.

• Estabelecer critérios que auxiliam os gestores na correção em tempo hábil da direção do negócio em torno do seu objetivo comum em um determinado contexto.

• Disponibilizar ferramentas que integram e operam estas medidas e critérios sob enfoque sistêmico e proporcionam a avaliação do nível de aprendizagem para assegurar que os ganhos esperados de fato foram realizados.


 

Por que Living Lab? 

POR QUE A INOVAÇÃO É UM TRABALHO DE TODOS E DEVE SER INDUZIDA POR FERRAMENTAS E MÉTODOS ESPECÍFICOS.

  

Um Sistema de Gestão da Estratégia e Governança por Processos.

Mais de 30 anos de experiência

Mais de duzentos processos modelados

Diversas áreas de negócio modeladas

Desenvolvimento da cultura de processo

 

LIVING LAB = Alinhamento + Sincronização + Inovação + Minimização de Risco + Mudança Organizacional + Compliance

 

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