As tecnologias da realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) estão desempenhando um papel cada vez mais importante nas empresas. De acordo com o Relatório do Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, mais empresas estão focadas na reconversão dos empregados - 65% - do que qualquer outra estratégia.
Em uma comparação lado a lado apresentada na Harvard Business Review, fornecer instrução/treinamento em tempo real melhorou o desempenho de um técnico da GE em 34% na primeira tentativa.
Com o ritmo do progresso tecnológico apenas acelerando, e com a crescente especialização se tornando a norma em todas as indústrias, a redução do tempo necessário para treinar os trabalhadores é fundamental para manter a competitividade das economias industrializadas.
O primeiro passo para compreender como esta tecnologia tem vindo para transformar nossos métodos de trabalho e a forma como nos relacionamos é entender em que consistem estes conceitos.
A Realidade Virtual ou Virtual Reality (VR) coloca o usuário dentro do mundo irreal, fictício; proporcionando, desta maneira, um ambiente totalmente imersivo em que a pessoa se sente num espaço diferente.
A Realidade Aumentada ou Augmented Reality (AR), por sua vez, sobrepõe no mundo real elementos que o distorcem ou complementam. Uma extensão da RA é a realidade misturada – Mixed Reality (MR). O novo fenômeno consiste em colocar objetos virtuais capazes de interatuar com o mundo real.
A LIGGO desenvolve seu projeto de treinamento, traduzindo as suas necessidades reais em plano de execução e implantação de RA/RV da sua empresa.
Seus treinamentos não serão mais os mesmos!
Artigo: Conexões e Percepções - Uma abordagem para treinamentos com a Realidade Virtual
HBR:
Por que as organizações precisam de uma estratégia de realidade aumentada
Realidade aumentada no mundo real