Gestão por Processos é poder enxergar e gerir a empresa horizontalmente de forma que os processos se sobrepõem à estrutura hieráquica verticalizada.

A Gestão por Processos é cada vez mais necessária e utilizada no mundo empresarial, pois é fundamental para nortear a otimização dos resultados. Uma visão "ponta a ponta". Através da gestão por processos, a empresa deixará explícito o que precisa ser melhorado e o que pode ser eliminado, tornando-se ponto central no planejamento e na gestão das empresas. Empresas que já possuem este modelo moderno de gestão, possuem "escritório de processos", nome normalmente utilizado à área que monitora e capacita as pessoas em modelagem de processos.

ciclo gestao por processos


Uma Gestão por Processos bem elaborada, implantada e automatizada, contribui para uma eficaz e saudável redução de custos e despesas operacionais, elevando o lucro da organização, como por exemplo:

  • Deixar nítido quem faz o que e quando;
  • Monitorar se as atividades relativas ao processo ou projeto foram, de fato, executadas;
  • Criar painéis de indicadores, em tempo real, para que as decisões sejam mais assertivas;
  • Melhorar a comunicação em uma única plataforma, além de manter o histórico dos fatos em um único ambiente, dentre outras vantagens...

 

A nossa metodologia de mapeamento dos processos é com base no fluxo de valor (VBPMN). A gestão por processos com base no fluxo de valor, é fundamental para organizações que estejam em busca da eficiência, pois permite alocar recursos humanos do próprio negócio, suprimindo desperdícios e garantindo o planejamento, o desenvolvimento, a operação e evolução de processos de negócios.

Torna possível, ainda, simular e avaliar tais processos, eliminando riscos de insucesso do investimento, com a vantagem de poder visualizar antecipadamente a qualidade da operação do negócio e os seus efeitos na cadeia produtiva de valores adicionados.

 

Entre em contato! 

  

Artigos relacionados:

Por que mapear processos é importante?

O que é escritório de processos?

 

 

 

   

 

Back to top