Um dos principais desafios das organizações, pública ou privada com ou sem fins lucrativos é levar às equipes de trabalho a tradução do plano estratégico da organização, ou seja, o que "eu" devo fazer para, de fato, contribuir para que os resultados sejam atingidos e direcione a organização ao sucesso, além de motivar e satisfazer-me como profissional?

O que vemos em muitas organizações é que o "plano de jogo" (estratégia) é limitado a um grupo seleto de pessoas que muitas vezes não percebem ou não foram preparadas para levar, de forma clara e direta às equipes, as iniciativas estratégicas e os objetivos pessoais.

À partir do momento em que cada indíviduo em uma organização tem claramente definido os resultados que precisam gerar (valor), através da orquestração de seus processos que envolvem insumos, infraestruturas (pessoas, ambiente, tecnologia), regras, custos, tempo e ferramentas necessárias, ficará muito mais nítida a forma de avaliar desempenho, pensar no perfil ideal do profissional que gerará o resultado necessário ao fluxo de valores de toda a organização e obter, por final, a demanda do cliente satisfeita.

A estrutura das empresas, na sua grande maioria, é composta de departamentos funcionais, baseado em conhecimentos ou tecnologias específicas. É preciso eliminar os "silos funcionais" para o bem da sua organização, do cliente, do País. Isso para que cada indivíduo (ator do processo) conheça e se motive ao adicionar valor ao produto ou serviço, no fluxo ao qual ele está inserido.

Ainda no âmbito organizacional, os tradicionais modelos de estrutura têm encontrado dificuldades para responder de forma eficaz às novas exigências do mercado. A competitividade, novas tecnologias, a economia e o alto grau de anseio dos consumidores que passaram a exigir um elevado nível de qualidade dos produtos/serviços e um atendimento diferenciado ao cliente.

Diante disso, traduzir rapidamente a estratégia e permeá-la por toda a organização, através de ferramenta e metodologia, é mandatório! A capacidade de agir rapidamente, é o diferencial competitivo! Isso se obtém através da introdução da cultura de processos com visão de fluxo de valor.

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