O método DISC é uma ferramenta, baseada em uma teoria, que faz associações entre palavras, onde a pessoa (avaliado) escolhe suas preferências. O resultado, através de suas escolhas, gerará um gráfico sobre o estilo comportamental predominante. São comportamentos vistos pelas pessoas (comportamentos observáveis, como a copa da árvore).


Segundo o wikipedia “...DISC é uma sigla para:

Dominância – relacionado à como a como a pessoa lida com problemas e desafios.
Influência – relacionado à como a pessoa lida com pessoas e influencia os outros.
Estabilidade – relacionado à como a pessoa lida com mudanças e seu ritmo.
Conformidade – relacionado à como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros.

Estas quatro dimensões podem ser agrupadas em uma grade, sendo os quadrantes superiores ocupados pelos padrões "D" e "I" (representando os perfis mais ativos) e "C" e "S" abaixo (representando os perfis mais receptivos). "D" e "C", em seguida, compartilham a coluna da esquerda e representam estilos mais focados em tarefas/resultados, enquanto "I" e "S" compartilham a coluna da direita e representam estilos mais voltados a pessoas. Nesta matriz, a dimensão vertical representa um fator de "comportamento ativo" ou "comportamento receptivo", enquanto a dimensão horizontal representa "ambiente percebido como desfavorável" versus "ambiente percebido como favorável":

Dominância: Pessoas com alta pontuação no fator "D" são muito ativas ao lidar com problemas e desafios. Descritas como egocêntricas, diretas, ousadas, dominadoras, exigentes, enérgicas, determinadas. Já baixas pontuações “D” indicam pessoas mais moderadas e conservadoras, descritas como discretas, realistas, conservadoras, pacíficas, precavidas e modestas.

Influência: Pessoas com altos escores de "I" gostam de influenciar os outros através de conversas e atividades e tendem a ser emocionais. São descritas como entusiastas, persuasivas, convincentes, amistosas, comunicativas, confiantes e otimistas. Já aqueles com baixos escores de "I" influenciam mais por dados e fatos e não com sentimentos, sendo descritos como reflexivos, seletivos, recatados, desconfiados, pessimistas.

Estabilidade: Pessoas com altos escores em "S" apreciam um ritmo constante, segurança e não gostam de mudanças súbitas. São indivíduos descritos como pacientes, confiáveis, calmos, leais, persistentes, gentis, previsíveis. Já baixos escores em "S" estão relacionados ao apreço por mudança e variedade e tais indivíduos são descritos como móveis, alertas, inquietos, impetuosos, espontâneos, impacientes e até mesmo impulsivos.

Conformidade: Pessoas com alto escore em "C" valorizam aderir a regras, regulamentos e estrutura. Gostam de atuar com qualidade e fazer certo desde a primeira vez. São descritas como disciplinadas, cautelosas, sistemáticas, precisas, analíticas, perfeccionistas e lógicas. Já os com baixos escores em "C" tendem a desafiar regras e buscam independência. Descritos como independentes, obstinados, voluntariosos, teimosos, rebeldes, arbitrários e indiferentes a detalhes.

metodo disc

A partir desta teoria, foram elaboradas ferramentas para análise de perfil comportamental, sendo o primeiro instrumento de mensuração (Activity Vector Analysis) desenvolvido por Walter Clarke (1945). Tais avaliações consideram comportamentos ou emoções observáveis, não abrangendo, portanto, a personalidade dos indivíduos...”


A teoria DISC é amplamente utilizada em todo o mundo e traz informações importantes sobre o indivíduo, no entanto, cabe ressaltar que, a pessoa que responde ao questionário receberá uma pequena parte, importante, porém pequena, sobre como a pessoa encara os Desafios, como se relaciona com as Pessoas, seu comportamento frente às Mudanças e como se posiciona frente às Regras. A ferramenta utilizada, baseada na teoria DISC, gerará informações sobre comportamentos observáveis e, ressaltamos ainda que, o ser humano é muito mais do que isso. O DISC, por si só, não leva em consideração a sua educação, seus valores, sua experiência de vida, etc.

Atualmente já é possível, através de modernas ferramentas, baseada em muita pesquisa e desenvolvimento, descobrir e tornar mais claro para a pessoa, não somente o DISC (o como realizamos as coisas), mas também os MOTIVADORES (como direciono a minha vida).

Para aqueles que já ganharam consciência sobre o seu estilo comportamental DISC, fica a dica: Relacionar-se bem é não praticar comportamentos que provoquem sentimentos negativos nos outros.

artigos relacionados:

6 motivadores que direcionam nossas vidas

qual a relação entre Autoconhecimento e Indicadores e Metas?

avaliação comportamental DISC

o que é DISC?

 

 

 

   

 

Back to top