Já parou para refletir no que faz você se movimentar todos os dias? Quais são as suas crenças que te levam a ter determinadas atitudes? O que você valoriza?

Segundo Eduard Spranger (1882-1963), há seis tipos de atitudes nas pessoas:

  • TEÓRICO: Sou motivado por conhecimento, gosto pela verdade das coisas.
  • ECONÔMICO: Sou motivado quando percebo o custo x benefício das coisas, pelo uso inteligente dos recursos. (motivador atualmente denominado “utilitário”)
  • ESTÉTICA: Motivado pela beleza das coisas, pelo subjetivo, pela arte em geral.
  • SOCIAL: Motivado pelo bem comum, por uma sociedade melhor.
  • POLÍTICA: Motivado pela posição de liderança, pela exclusividade, pelo status. (motivador atualmente denominado “individualista”)
  • RELIGIOSA: Motivado por uma causa, por um estilo de vida, por uma força que direciona a vida. (motivador atualmente denominado “tradicional”)

Com base na teoria de Spranger e outros estudos, é que Bonnstetter deu origem à ferramenta de avaliação dos motivadores.

DISC = comportamentos observáveis (como eu faço)

Motivadores = direcionadores da vida

Já imaginou o potencial das duas teorias trabalhando juntas? Seríamos mais assertivos nas contratações de pessoas, no desenvolvimento de equipes, nas comunicações, ajudar as pessoas a atingirem o seu potencial máximo, enfim, há inúmeras vantagens para tornar a sua empresa ainda mais eficiente e produtiva!

Pode não parecer, mas cada um desses fatores é extremamente importante para nos mantermos motivados com o que fazemos. E mais importante ainda é termos consciência deles e sabermos, dentre os 6, quais mais nos motivam e, portanto, precisam de maior atenção e cuidado para que nós mesmos e nossas equipes estejam sempre com a motivação lá em cima.


E então, o que te motiva? É possível motivar as pessoas?

artigos relacionados:

qual a relação entre Autoconhecimento e Indicadores e Metas?
o que é método DISC?
avaliação comportamental DISC
estilo comportamental DISC, tudo junto e misturado!
por que utilizar o modelo DISC?

 

LIGGO Gente & Gestão

 

   

 

Back to top