6 passos para sua empresa se tornar mais eficiente

Diante desse cenário econômico desafiador, toda empresa precisa fazer o seu papel – buscar eficiência ao longo de toda a sua cadeia, tanto em processos finalísticos quanto em processos de suporte.

Em processos finalísticos, a temática é sempre de redução de perdas, busca de produtividade da mão de obra empregada, ou seja, você vai utilizar melhor os seus ativos, otimizar os consumos específicos que existem ao longo da cadeia, utilização das matérias primas e principalmente reduzir perda em cada etapa desse processo.

Quando falamos em perda, não são apenas perdas físicas, como por exemplo, nas etapas de processamento de uma indústria, mas também perdas em vendas, margens e preços mal posicionados estrategicamente, ou seja, buscar eficiência no seu conceito mais amplo, tanto em meios físicos quanto em perdas que poderiam ser controlados com gestão.

Buscar na gestão uma resposta à esse cenário, uma reação positiva! Isso inclui também os processos de suporte, onde podemos otimizar os gastos, revendo processos e estruturas e questionando criticamente, de uma forma estruturada, e com metodologia, todas as entregas e atividades que são executadas, ranqueando-as pela criticidade e pela necessidade e isso vai levar, sem dúvida alguma, à melhores resultados de performance para as empresas.

É uma reação da empresa ao cenário econômico atual e que deve se tornar uma melhoria contínua, como prática de gestão sistemática!

Portanto, 6 passos para se tornar mais eficiente:

  1. Elabore e torne explícita a sua estratégia de negócio;
  2. Conheça a sua cadeia de valor;
  3. Mapeie todos os seus processos finalísticos e de suporte;
  4. Conheça e avalie todas as entregas e atividades;
  5. Faça o ranking de entregas e atividades considerando a criticidade e necessidade, por exemplo;
  6. Transforme as etapas anteriores em um ciclo virtuoso.

 

   

 

Back to top