Melhoria de Processos: 5 ações que a sua empresa pode adotar

Produtividade e Qualidade são fatores-chave para a Competitividade e tem sido sempre uma preocupação em todos os setores, em especial às indústrias.


Em épocas de crise, como temos vivido ultimamente, é muito comum o empresário ou seus dirigentes, cortarem custos de serviços ou produtos que realmente podem não ser tão relevantes nesse momento, até que mexem no “cafezinho”... aí começam as inseguranças, que causam insatisfação dentro e fora das organizações.


O momento de focarmos esforços para melhorar a produtividade e a gestão da qualidade de uma organização para enfrentarmos mais esta crise, já pode ter passado, no entanto, se a sua empresa ainda tem muita disposição e fôlego, nunca é tarde para começar!


Conheça 5 ações que geram satisfação interna e externa que a sua empresa pode adotar:


1: Olhe pra dentro da sua empresa

Concentre-se não no que as pessoas fazem, mas nas tarefas que desempenham. Padronizar políticas e procedimentos da empresa para maximizar a eficiência. Treinar toda a equipe de forma adequada para que eles possam produzir produtos de alta qualidade e ter orgulho do seu trabalho. Hoje em dia há profissionais especializados que, ao darem uma volta na sua linha de produção, certamente encontrarão muitas oportunidades, pois as pessoas se acostumam com o ambiente e não percebem potenciais melhorias.

2: Alinhar os processos de negócios com outras empresas do setor

Descubra como as outras empresas concorrentes se organizam e executam determinadas tarefas para, possivelmente, adaptar ao seu negócio e conduzir a uma melhoria. Todas as informações são importantes, pois podem resultar em tempo e dinheiro, além de boas idéias de melhorias. Acredite! Seu potencial concorrente pode ser o seu maior aliado!

3: Desenvolver medidas de desempenho

Onde estão os problemas? Identificá-los e prever resultados futuros é uma excelente prática para obter ganhos de produtividade. Criar indicadores-chave, que permitem tomadas de decisão mais rápida e assertiva, é uma prática primordial para o seu negócio. Procure avaliar o desempenho e não as pessoas. Gosto de citar um exemplo muito comum em nossas vidas – Emagrecer! Sabemos o quanto gostaríamos de perder em peso, mas, quais são os esforços necessários para que isso aconteça? Estou atento, executando e medindo meus esforços?

4: Faça o teste dos seus processos

Experimente conhecer os seus processos, passo-a-passo, e não apenas o final dele. Na medida do possível, assuma a posição da pessoa que desempenha determinada tarefa. Provavelmente você irá descobrir muitas coisas interessantes! Procure oportunidades de automatizar, se não totalmente, parte da tarefa. Atualmente há várias opções de ferramentas, acessíveis, que podem lhe oferecer os primeiros passos para o mapeamento e melhoria de processos.

5: Preste atenção ao feedback

Ouça seus clientes, fornecedores, parceiros de negócio e também seus funcionários. Pode ter certeza que eles poderão dar dicas preciosíssimas sobre seus produtos ou serviços, sem custo algum! Lembre-se que feedback é uma ferramenta muito poderosa! O custo será o seu tempo para ouvi-los!

Em resumo, mapeie seus processos, busque alternativas para melhorá-los, comece a medir seus desempenhos, teste seus modelos e use e abuse do feedback.



Liggo Gente & Gestão

 

   

 

Back to top