Se a sua empresa pensa que pode mudar para uma estratégia de fluxo de valor e ao mesmo tempo preservar a sua estrutura tradicional, creio que isso tende a ser um fracasso. Se quiser ser verdadeiramente rápido e lucrativo, sem negligenciar a qualidade, deverá seguir o fluxo de valor da sua organização e aproveitar todos os benefícios que isto oferece. O fluxo de valor irá sobrepor a sua estrutura tradicional.
Queremos que produtos sejam gerados ou serviços realizados em fluxo contínuo, não é modismo! A sincronicidade gera qualidade melhor, custos mais baixos e resposta mais rápida ao cliente. A estrutura das empresas, na sua grande maioria, é composta de departamentos funcionais, baseado em conhecimentos ou tecnologias específicas. É preciso eliminar as "barracas funcionais" para o bem da sua organização, do cliente, do País. Isso para que cada indivíduo (ator do processo) conheça e se motive ao adicionar valor ao produto ou serviço, no fluxo ao qual ele está inserido.
Se a sua empresa passar pela experiência de mapear processos com base nos VALORES, da entrega ao cliente final até o seu pedido de compra, ou seja, de trás para frente, ficará surpreso com os desperdícios de tempo e dinheiro com coisas que não agregam valor nem ao cliente e muito menos à empresa.
"Não importa se a organização tem ou não fins lucrativos, seja pública ou privada, de micro, pequeno, médio ou grande porte, o propósito principal de uma organização é gerar valor para o cliente por meio de seus produtos e/ou serviços. Esse é o princípio que deveria direcionar todos os objetivos organizacionais.” - BPM CBOK V3.0
Isso é transformação! Estamos vivendo uma era de grandes transformações onde muitos de nós não estamos preparados e não sabemos ainda lidar com tudo isso "junto e misturado", causando o sentimento de que "tudo tem que mudar".
Então, por onde começar ? A resposta já foi dada: Comece pela entrega de valor ao seu cliente, dos resultados que deseja para a sua organização!
“Silos organizacionais e processos legados são apontados como grandes barreiras à transformação digital” - HBR 2015
Quando partimos para a transformação, estamos transformando o recurso humano. O modo de pensar das pessoas, inclusive sobre coisas básicas relacionadas à organização do trabalho. E quanto maior a experiência e o nível hierárquico, mais difícil será para ela mudar. Esta tem sido a principal barreira a ser enfrentada pelos diretores executivos e o motivo de tão poucas empresas se transformarem, dando espaço para novos modelos de negócios e propósitos realmente diferenciados.
"Neste novo mundo não é o peixe grande que come o peixe pequeno; é o peixe rápido que come o peixe lento” - Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial.
Coisas acontecem e se transformam através de muito esforço. Não é à partir de amanhã que as pessoas irão mudar a forma de pensar como o trabalho será realizado. Vai ter muito suor, muita saliva e como dizia um amigo, "muito feijão"! A gestão da mudança se inicia com uma comunicação adequada, e esta é apenas uma parte dela.
“A cultura muda somente depois que se alteram as ações das pessoas, depois que o novo comportamento produzir algum benefício ao grupo, por um período de tempo.”- John P. Kotter
Para fazer gestão por processos baseado em fluxo de valor, é preciso que a organização mude, assim como as pessoas, sendo uma, alavanca para a outra. Para mudar as pessoas é preciso mudar o ambiente da empresa. Portanto, se quiser ganhar o jogo, desmontem as "barracas" o mais rápido possível!
LIGGO Gente & Gestão - Conectando Pessoas aos Resultados