“A disciplina é uma das qualidades para a construção de uma vida que vale a pena. As pessoas de sucesso mantêm um equilíbrio entre trabalho, família, estudos e até mesmo conseguem tempo para fazer nada”, afirma o consultor de empresas Eugênio Mussak, autor de nove livros, entre eles Preciso Dizer o Que Sinto (editora Integrare). Segundo o escritor, ser disciplinado não significa ser rígido. Ao contrário do que se pensa, até para levar uma rotina com leveza é preciso disciplina. “O disciplinado é o mestre da própria vida porque ele define como seguir o seu caminho”. ...“Sem dúvida, minha principal recomendação para ter disciplina começa pela questão de aumentar o autoconhecimento e, assim, fazer as escolhas certas na vida”, conclui. 

Nas organizações, quando falamos em Objetivos, Indicadores e Metas, tudo isso faz sentido, é motivador conhecer a estratégia da empresa, qual a sua Visão, Missão e Valores, mas, se a tal da DISCIPLINA não estiver presente, todo o seu investimento na construção do seu plano estratégico, vai por água abaixo!

Escrever, colocar no quadro com imagens bonitas e inspiradoras, delegar aos gestores que divulguem a estratégia às suas equipes (que já seria o máximo se isso ocorresse), são ações importantes, válidas, mas vejo que muitas empresas encontram dificuldades em levar adiante aquilo que foi construído, muitas vezes de forma participativa, e que poderá garantir o futuro da organização ou, no mínimo, ganhar mais sobrevida, fazendo mais com o mesmo e com menos.

A psicanalista Solange Lins compartilha da mesma visão colocada por Mussak. Para ela, a disciplina é a grande propulsora de energia porque gera o autocontrole. “A pessoa ignorante de autoconhecimento é facilmente manipulável do ponto de vista das suas emoções. Enquanto aquela que se conhece, sabe discernir com propriedade o que realmente quer, precisa fazer ou deve aceitar”, afirma.

Algumas dicas encontradas no site maisequilibrio.com.br e que podem te ajudar na sua autodisciplina: 

Assuma seus problemas

Atribuir as causas dos seus fracassos a outras pessoas em nada contribuirá para a solução dos seus problemas. Um acontecimento ou uma outra pessoa podem realmente estar na origem dos problemas, mas a solução só virá de você mesmo. Se você não está satisfeito, é preciso fazer todo o possível para superar as dificuldades e vencê-las. As escolhas que você faz na vida são de sua inteira responsabilidade.

Comece devagar

As transformações são lentas e ninguém se modifica de um dia para o outro. Estabeleça metas modestas e quando estiver bem preparado exija mais de si.

Diga não às exceções

Se cedermos a todo o momento, as exceções acabam se tornando regra e as metas não são atingidas. É necessário manter coerência entre o que é proposto e o que é efetivamente realizado. Caso contrário será muito difícil manter ações disciplinadas e bem-sucedidas.

Habitue-se à disciplina

Para isso é necessário reconhecer a importância que ela exerce para alcançar as metas estabelecidas. Vivendo o presente com método, o futuro que desejamos poderá ser alcançado mais facilmente. A disciplina deve se tornar um hábito e um meio para nossas conquistas.

Para muitas pessoas pode parecer que a disciplina signifique carregar um pesado fardo todos os dias. Isso é um equívoco, já que para alcançar o que desejamos precisamos ser disciplinados, senão correremos o risco de seguir caminhos longos e penosos, com maior probabilidade de frustração.

Podemos te ajudar no planejamento estratégico, criar indicadores e metas, desenhar, melhorar e automatizar os seus processos, mas fica a dica: Conhece-te a ti mesmo!

Autoconhecimento: conheça mais sobre isso

 

artigos relacionados:

6 motivadores que direcionam nossas vidas
o que é método DISC?
avaliação comportamental DISC
estilos comportamentais DISC, tudo junto e misturado!

 

LIGGO Gente & Gestão

 

   

 

Back to top