Qual ferramenta utilizar?
Desde a antiguidade, centenas de anos antes de Cristo, o homem está em busca de respostas sobre o comportamento das pessoas. Mas foi através de um livro publicado em 1928, “As Emoções das Pessoas Normais”, pelo advogado, psicólogo, inventor e também criador da personagem icônica Mulher Maravilha, que o Sr. Willian Moulton Marston, demostrou o que seria a base de conhecimento para o que atualmente conhecemos como Teoria DISC.
É com base nesta teoria, “engavetada” por muitos anos e hoje em poder público, que inúmeras empresas em todo o mundo a exploram comercialmente através de formulários ou sistemas. É um grande mercado formado pelo interesse em saber seu estilo comportamental, se ele é “D” (Dominante), ”I” (Influente), “S” (Estável), “C” (Conforme) ou qual a combinação dos referidos fatores de avaliação, sugeridos por Marston.
Meu primeiro contato com ferramenta de avaliação comportamental foi há 17 anos, mas naquela época não imaginava a estrutura que estava por trás da ferramenta. Só me dei conta do DISC per se, muito tempo depois, quando comecei explorar ferramentas similares, com os mesmos propósitos e com qualidades distintas, muitas destas até com características questionáveis.
Com base nestas pesquisas, optei pelo uso de uma das melhores ferramentas de avaliação comportamental que há no mercado, com selo de renome internacional e que está disponível através do site da LIGGO (www.liggo.net.br). O meu propósito aqui não é comparar ferramentas, mas alertar que qualquer que seja a avaliação comportamental, esta deve ser realizada por profissionais de muita responsabilidade e seriedade, afinal estamos lidando com as características comportamentais das pessoas. Neste sentido, a devolutiva tem um enorme peso no resultado final. É a "cereja do bolo"!
A pessoa que está recebendo o feedback de seu perfil, tem a oportunidade, muitas vezes única, de aprendizado, autoconhecimento e compreensão de como isto pode influenciar a sua vida pessoal ou profissional. É neste momento que se diferencia e agrega valor ao trabalho de assessment ou consultoria.
Há muitos modelos disponíveis atualmente na web que alteram sua forma, cores, gráficos, ou outros detalhes que por questões de proteção ou diferenciação querem mostrar que são os melhores ou mais modernos, mas não percebem que isto acaba provocando uma confusão nas pessoas que estão em busca do autoconhecimento.
Nós, da LIGGO, podemos ajuda-lo nesta escolha através de profissionais certificados e com muita experiência em devolutivas e treinamentos sobre perfil comportamental, além dos motivadores, a outra "cereja", como um grande diferencial entre as ferramentas existentes atualmente.
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