Alguns chamam de consultoria, outros de assessoria... há realmente muita confusão, até mesmo entre os profissionais que atuam em consultorias. Vamos tentar exemplificar para ajudá-lo na tomada de decisão na hora de contratar alguém para lhe ajudar na sua empresa.
Quando contrato uma Assessoria?
De forma muito simples, vamos exemplificar uma situação em que podemos contratar uma assessoria:
Imagine que a sua empresa tem um problema, você sabe qual o problema, onde está localizado, e saberia resolver, mas por alguma razão, não gostaria de fazer. Nesse caso, você contrata uma assessoria que irá executar o que você pedir para executar. Vamos a mais um exemplo: Sei que o carro está sujo, sei lavar o carro, mas não quero lavar o carro, nesse caso, contrato o serviço de “lava-car”, pois eu não quero utilizar os meus recursos para deixar o meu carro brilhando. Em uma econômica desfavorável, que temos vivenciado ultimamente, é provável que andarás com o carro sujo, ou limpo por você mesmo, não é?
Quando contrato a Assessoria Especializada?
Nessa situação, você empresário, tem a consciência de que algo não está bem, até sabe onde está o problema, mas não tem a competência necessária para resolvê-lo, aí contrata-se a assessoria especializada para resolver o problema. Um exemplo para ilustrar seria “pesquisa de clima organizacional”, ou seja, seria mais prudente contratar uma assessoria especializada para, além de ser isenta na aplicação da pesquisa, ser assertiva no modelo ideal a ser aplicado e tomar todo o cuidado na tabulação e interpretação dos resultados da pesquisa que suportarão as decisões na tomada de decisões sobre o que fazer e o que não fazer na sua empresa.
E quando contrato uma Consultoria Empresarial?
Consultoria pode ser definida como um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto a pessoas qualificadas e especialmente treinadas para lhes dar, de uma forma objetiva e independente, a possibilidade de identificar problemas gerenciais e oportunidades de melhoria. A consultoria analisa estes problemas e aponta soluções, chegando até a facilitar a implantação ou indicar assessores para que o façam, mas o consultor NÃO participa diretamente da implantação das soluções e aí está justamente a maior diferença entre consultoria e assessoria.
Hoje em dia, a consultoria é muito utilizada de maneira formal dentro das empresas, no entanto, não se limitando a elas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela redução de custos, as alterações em leis e regulamentações, a fragmentação das atividades são alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam a urgência do conhecimento dentro das organizações. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam receber uma visão mais crítica e imparcial para auxiliá-las.
No nosso dia-a-dia, muitas são as vezes em que nós mesmos agimos como consultores ou buscamos algum consultor para nos ajudar com nossas dúvidas. No simples fato de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, essas são maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano...
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Consultoria_empresarial - adaptado LIGGO 25/07/2016
Como contrato uma Assessoria, Assessoria Especializada ou Consultoria?
A empresa, ao decidir pela contratação de um serviço de assessoria ou de consultoria deve realizar cuidadosa seleção dentre as alternativas do mercado, considerando – no mínimo - os seguintes aspectos:
1. Qual a especialidade que necessito para resolver meu problema?
2. Vamos contratar consultores da nossa cidade, da região, ou de outras regiões?
3. Contratar um consultor pessoa física, ou uma empresa de consultoria?
4. Contratar um especialista no assunto, ou um generalista?
5. Oferece contrato de confidencialidade?
6. Há estrutura mínima para entregar o que foi contratado?
Além disso, devem-se considerar também alguns critérios que contribuem para escolha de um serviço de Consultoria, a saber:
• Clareza da necessidade do serviço a ser contratado;
• Apoio da Direção da empresa cliente;
• Competência comprovada em serviços similares, de preferência no mesmo segmento;
• Competência para o gerenciamento de projeto em todas as suas fases;
• Referências de serviços prestados;
• Perfil profissional dos consultores e associados;
• Indicação de clientes que já tiveram experiência com o serviço prestado;
• Percepção pessoal do cliente com relação ao contato com os profissionais da consultoria.
Comumente, o cliente acredita que uma vez aprovada a proposta, o Consultor irá implementar a solução e ele somente colherá os resultados. É importante conscientizar o cliente sobre o compartilhamento de responsabilidades na implantação e implementação da solução. No processo de consultoria empresarial, é fundamental a transferência por parte do Consultor, e absorção do conhecimento e ferramentas de trabalho por parte do cliente, pois é o cliente que continuará a executar as novas práticas de gestão implantadas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Consultoria - adaptação LIGGO - 25/07/16
Qual a melhor hora para contratar assessoria ou consultoria?
Um bom indicador para que empresário identifique qual a melhor hora para contratar uma assessoria ao invés de uma a consultoria é quando determinada atividade lhe consome muita energia e empenho. Vamos exemplificar: suponha que o empresário é excelente em Pesquisa & Desenvolvimento e goste de atuar no laboratório, desenvolvendo novos produtos, mas perde muito tempo e encontra enorme dificuldade em questões relacionadas a pessoas.
É mais indicado contratar uma assessoria especializada em pessoas, para que sobre energia e ele desenvolva outras atividades, do que deixar que este departamento “se arraste”, de modo que ele não faça 100% nem uma coisa, nem outra.
Se você encontra dificuldade em organizar e gerenciar departamentos específicos da sua empresa, como estratégia, processos, tecnologia, entre outros, veja se não é mais vantajoso pedir ajuda de um profissional especializado no assunto para que lhe sobre tempo e energia para as atividades que agregam mais valor ao seu negócio.
Agora que você já conhece a diferença entre consultoria e assessoria, cabe a você decidir qual a mais apropriada para o momento do seu negócio.
A LIGGO pode te ajudar na análise e escolha da melhor alternativa para a sua empresa.
Consulte-nos!