Como que seu negócio ganha ou pretende ganhar dinheiro?

Nosso objetivo é apoiá-lo na criação, diferenciação ou inovação do seu Modelo de Negócios.

A ferramenta utilizada será o Quadro, criado por Alex Osterwalder, que permite visualizar as principais funções de um negócio em blocos relacionados, no qual se pode descrever, visualizar e alterar modelos de negócios.

Em cada bloco, anote suas ideias e analise a correlação entre elas. Use adesivos autocolantes, assim ficará mais fácil acrescentar ou mudar as ideias.



Os 9 Blocos a serem respondidos:

1- Segmento de Clientes

Quem são os clientes que você pretende atender? Eles têm um perfil específico? Como eles estão agrupados? Como estão localizados? Há uma necessidade comum?

 

2- Proposta de Valor

Qual seu pacote de produtos e serviços e o valor que ele possui para os clientes?

 

3- Parcerias Principais

Qual a sua rede de fornecedores e parceiros que ajudam a sua empresa a funcionar?

 

4- Relacionamento com Clientes

Que tipos de relação que uma empresa estabelece com Segmento de Clientes para conquistá-los e mantê-los?

 

5- Atividades Principais

Quais ações/tarefas importantes que sua empresa deve atender conforme a Proposta de Valor e para fazer seu Modelo de Negócio funcionar?

 

6- Estrutura de Custos

Quais são os custos envolvidos necessários para que a sua empresa entregue a Proposta de valor?

 

7- Canais

Como sua empresa se comunica e alcança seus clientes para entregar sua Proposta de Valor?

 

8- Recursos Principais

Quais são os recursos mais importantes exigidos para fazer o Modelo de Negócio funcionar?

 

9- Receitas

Quanto de dinheiro que a empresa gera? Como você vai receber dos clientes?

 


Segundo o “wikipédia” o Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios" é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology. 


As descrições formais do negócio se tornam os blocos para construir suas atividades. Existem várias conceitualizações diferentes de negócio; o trabalho e a tese de Osterwalder (2010, 2004 ) propõem um modelo único de referência baseado nas semelhanças de um vasto número de conceitualizações de modelo de negócios. Com seu padrão de design de modelo de negócios, uma empresa pode facilmente descrever seu modelo de negócios.

 


O Business Model Canvas é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa, pode ser também uma receita de estratégia, que deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.

 


A LIGGO utiliza o “Canvas” na maioria de seus projetos, de forma participativa com os seus principais dirigentes e é muito comum encontrar algumas divergências durante a sua construção, mas que são muito bem resolvidas durante a realização das sessões. Usamos e abusamos dos adesivos autocolantes, pois toda resposta é válida durante o trabalho de construção do modelo de negócio. Para nossos consultores, é uma maneira bem interessante para, rapidamente, nossa equipe esteja alinhada com o negócio e preparada para propor as melhores soluções e executá-las, uma vez que passamos a conhecer a essência do negócio.

Esse é o caminho para descobrir como se diferenciar, como reduzir custos e como obter receitas.

 

Modelo do "Quadro"

Simples, barato e altamente eficaz! O que te impede começar? Mãos à obra!

 


Caso prefira utilizar um modelo em Excel, faça contato conosco que enviaremos.

 


Liggo Gente & Gestão

 

   

 

Back to top