Poderoso recurso, mas que muitos executivos dão ainda pouca importância ao “trio” Missão, Visão e Valores”, sendo este o ponto de partida básico para a construção de um planejamento estratégico.

Embora a Missão tenha um tom, muitas vezes poético em sua redação, ela descreve basicamente a razão de existir da empresa em um dado contexto. Ela pode mudar com o tempo para alinhamento com a realidade.

Os Valores não são escritos para o Mercado. Os valores são inegociáveis depois de definidos. É a lei, onde descreve o que pode e o que não pode dentro da organização. 


Depois de declarada a Missão da empresa - o que fazemos e pra quem, estabelecido quem nós somos, em nossa carta de valores, é estabelecido o que eu quero atingir, ou seja, a Visão. A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.


Em suma: Vamos realizar a nossa Missão, atingir nossa Visão, mas não a qualquer custo!


Construir definições de Missão, Visão e Valores serve para sustentar a disciplina e evitar desvios. Definir a forma como operaremos, a forma como definiremos a estratégia, como escolheremos as pessoas, como utilizaremos os recursos, serve para dar eficiência e eficácia ao nosso esforço.


Algumas pessoas veem estes elementos de identidade como burocráticos e fantasiosos, algo apenas para ser colocado na parede ou papel, pois ambos aceitam tudo. Infelizmente alguns estão certos, pois temos empresas que não conseguem colocá-los em ação.


Empresas que constroem o MVV e incentivam a reflexão profunda sobre a forma como trabalharemos, antecipa problemas, estabelece limites, alinha percepções, minimiza conflitos,  cria liga entre as pessoas que vão colocar  a  empresa de pé e aumenta a possibilidade de sucesso.

Mesmo que desgastado entre as grandes empresas, o trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho, pois é através dele que a empresa traduz o seu PROPÓSITO!


Liggo Gente & Gestão

 

   

 

Back to top