Um ponto crítico e real em muitas empresas, e continua sendo um dos itens mais comentados nas pesquisas de clima, é o famoso “Plano de Carreira” - a falta, descaso ou desconhecimento.

Somamos muitas experiências em projetos de remunerações, plano de carreira e plano de sucessão e é mais comum do que imaginamos, encontrar planos de carreira que não sejam questionados pelas pessoas. Isso ocorre devido as constantes mudanças que vivemos, sejam pela dinâmica do mercado globalizado, fusões, aquisições, crescimento, encolhimento, reengenharia, dentre outras coisas que ocorrem, que impactam diretamente na estrutura de cargos e, consequentemente, no plano de carreira.

Planos de carreira, no sentido de garantia de promoções ao longo do tempo, com base no desenvolvimento técnico do profissional, hoje em dia são praticamente inviáveis, mas que ainda persistem em algumas empresas que vivem um modelo do século passado, presos às estruturas tradicionais, rígidas e hierarquizadas.

A melhor solução seria o plano de sucessão em detrimento ao plano de carreira. Algo que diz respeito ao sucesso da empresa no longo prazo. O futuro da organização.

Onde a empresa quer chegar no longo prazo? Como desenvolver uma filosofia de gestão compatível, que permita a realização dos objetivos definidos? Uma gestão empresarial eficiente e eficaz, naturalmente haverá critérios para contração e promoção que a manterão sempre bem suprida de profissionais competentes em todas as áreas e em todos os níveis organizacionais.

O plano de sucessão em sintonia com a estratégia é uma excelente alternativa para a sustentabilidade do negócio e contribuição para se tornar uma empresa de sucesso.

Entre em contato!

 

 

 

   

 

Back to top