Sabemos que o ideal é encerrarmos o ano com os planos, estratégias e metas para o período seguinte, o clima até ajuda...mas na prática, enquanto as águas ainda fecham o verão, realizamos workshops e congressos para este fim. Mas nunca é tarde!

Selecionamos 3 frases das muitas que já ouvimos ao longo desses anos para ilustrar o que ainda as pessoas fazem:

 

 "...olha... estes são os grandes objetivos da empresa...escreve aí como que você vai contribuir... preciso entregar amanhã..."

"...na verdade eu não concordo, mas vamos fazer conforme tão pedindo pra gente não ter problema..."

"...eu não sei o que vou colocar... eu só sei que tenho que fazer o meu trabalho..." (essa é ótima!)

 

Antes de avançarmos, vejamos a ilustração abaixo para entendermos qual o foco do post - "Objetivos Pessoais - o que eu preciso fazer?", ou seja, o seu ESFORÇO. Vamos partir do pressuposto que as demais etapas já aconteceram ou deveriam ter acontecido na empresa.

 estratégia4

 

A essência da execução da estratégia é convertê-la em realidade. Compete aos líderes esclarecer e comunicar a estratégia da empresa. A responsabilidade por informar o quê (motivação), com que qualidade (critério de aceite), definir plano de ação (em conjunto), esclarecer as atividades e disponibilizar recursos (ferramentas, tecnologias, humanos, ambientes, referências).

Primeiro é preciso entender que objetivo, indicador e metas são conceitos complementares, mas muito diferentes.

Gosto de utilizar o exemplo que afeta todos nós (ou boa parte da população mundial): EMAGRECER.

Vamos imaginar que uma pessoa queira emagrecer. Convenhamos, querer emagrecer já é um bom começo, mas, muito subjetivo! Vamos entender se esta analogia não reflete a realidade das pessoas que precisam estabelecer suas metas nas empresas. 

belly 2473 690

 Objetivo: é o seu anseio; é o que você quer para você ou sua empresa. Em nossa analogia: Emagrecer.

Indicador: é a métrica de como o seu objetivo será mensurado. Como será medido. Em nossa analogia, vamos utilizar a balança (kg).

Meta: é o valor a ser atingido dentro de um período de tempo. Vamos considerar que sejam 10kg até dezembro (deste ano).

Levando para a realidade da empresa, o que ela espera de você, é que emagreça 10kg até dezembro. Você ou seu chefe irão utilizar a balança para medir, certo? ERRADO!

Normalmente o que fazemos é: Subir na balança em dezembro, no dia da avaliação de desempenho, para dizer se atingiu ou não atingiu. Verdade ou mentira? Você precisa monitorar o indicaDOR e, outra questão: Seria o indicador "peso" a melhor métrica? Fiquem atentos pois a meta pode ser alcançada, porém, sem saúde. Melhor seria medir o IMC - Índice de Massa Corpórea (peso (kg)/ altura (m2)? Parece mais adequado.

"A existência de um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização permite uma análise mais profunda e abrangente sobre a efetividade da gestão e de seus resultados do que a simples constatação de que está indo bem porque seu faturamento ou o número de clientes está crescendo. Além disso, a medição sistemática, estruturada e balanceada dos resultados por meio de indicadores de desempenho permite às organizações fazerem as intervenções com base em informações pertinentes e confiáveis, à medida que ocorrem as variações entre planejado e o realizado" - Fundação Nacional da Qualidade.

 

Voltando à nossa analogia, o indicador de RESULTADO que a empresa espera atingir é a meta de -10kg, até dezembro.

Mas quais são os seus indicadores de ESFORÇO? Sim, o que VOCÊ irá fazer para atingir a meta com saúde?

Sugestão:

  • visitas regulares ao nutricionista
  • Horas de caminha / semana
  • Quantidade de calorias ingeridas
  • Hábitos alimentares saudáveis...
  • Nesse exemplo temos 4 indicadores de esforço (Seu), para a tingir o indicador de resultado (empresa). Caso contrário, seu indicador será o da torcida!!

     

    Bom, já que vamos correr para estabelecer as metas dos indicadores de esforço, que sejam específicas (claras e objetivas), mensuráveis (que possam ser medidas), alcançáveis (de forma que não desestimule as pessoas), relevantes (importantes para a organização) e que tenham o tempo definido (prazo máximo para ser atingida).

     

    Boa sorte, boas metas e bons resultados!

     

    LIGGO Gente & Gestão - Pessoas e Processos para Melhoria de Resultados e Sustentabilidade dos Negócios.

     

       

     

    Back to top