Ter pessoas certas no lugar certo, fazer o que precisa ser feito com competência e sincronia com a estratégia da empresa, nós de RH, e eu me incluo, pois já vivenciei Recursos Humanos por muitos anos, é o mínimo que os stakeholders esperam de nós, não é verdade?

 

 

Pesquisa mostra as iniciativas mais usadas pelos executivos de RH na América Latina para melhorar a produtividade:

72% - Reestruturar ou redesenhar a organização

58% - Investir em tecnologias que aumentem a produtividade

55% - Redefinir as funções dos empregados

45% - Aumentar investimento em capacitação

13% - Reduzir a contratação de novos empregados

12% - Renegociar os contratos de trabalho

10% - Diminuir o quadro de funcionários

Fonte: Benchmark de métricas de capital humano na américa latina, da CEB, de 2016 (você RH dez/2016 - jan/17) – adaptado.

Modelagem de fluxo de valor

Com tantas mudanças no cenário econômico e consequentemente nas indústrias em geral, a área de RH, mais do que nuca, vai precisar ajudar as organizações a repensarem o ambiente de trabalho de maneira que a torne mais produtiva. Para isso, a área de Recursos Humanos, precisa entender de modelagem de fluxo de VALOR.

Mas antes de falarmos sobre modelagem de fluxo de VALOR, temos que entender 2 conceitos: o de Valor Adicionado e o de Valor Agregado.

Valor Adicionado:

é um conceito ligado ao ser humano. O objetivo de qualquer processo de negócio é trazer qualidade para o ser humano, é buscar um valor que lhe traga retorno. O valor adicionado é atingido quando o ser humano é atendido em suas necessidades e tem esse retorno de qualidade para si. Uma vez adicionado o valor ao ser humano, este não lhe pode ser retirado, exemplo: você capacitado.

Valor Agregado:

é um conceito ligado ao produto. Cada característica ou função de um produto é um valor agregado. O valor agregado pode não adicionar qualidade ao ser humano, mas necessariamente acarreta em aumento de custo de um produto, independentemente de seu contexto. Quem determina quais valores serão agregados ao produto é o dono do negócio, que projeta seu produto e estabelece seu processo produtivo. Quem determina se o produto adiciona ou não valor é o próprio ser humano que, como cliente, recebe e usufrui esse produto.

Um bom exemplo é o aparelho celular, que cada dia conta com mais e mais recursos. Cada componente, facilidade e característica de um aparelho celular geram custos de desenvolvimento e produção e é um valor agregado. Porém, nem todo mundo usa, gosta, conhece ou dá valor a todos os recursos. Então nem sempre adiciona valor ao ser humano, logo, este valor pode lhe ser retirado.

Quando falamos de modelagem de fluxo de VALOR, o desafio é, antes de tudo, identificar o Valor Adicionado pelo processo, um valor que atenda a necessidade e traga qualidade ao ser humano.

Por muitos anos mapeamos processos pensando nas atividades que as pessoas executam, quando na verdade, o que vai fazer toda a diferença em termos de OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS é a contextualização da realidade, ou seja, considerando o tempo empregado, as pessoas envolvidas, as referências utilizadas, o ambiente e as tecnologias necessárias, além das ferramentas adequadas para transformação e entrega do VALOR ADICIONADO.

 

Quando se cria o “mapa” de fluxo de valor da organização, dentro de um ambiente tecnológico específico e com metodologia que valoriza o ser humano, você estará não somente criando um ativo da empresa (a receita do bolo), mas terá um “laboratório vivo” que lhe permitirá simular todas as iniciativas apontadas na pesquisa da CEB, ou qualquer outra mudança, de qualquer natureza.

O mundo dos negócios está cada vez mais instável e o tempo de resposta do RH precisa estar à altura, na verdade, sempre um passo à frente.

 

As evidências mostram que a maioria das empresas públicas e privadas pode se aperfeiçoar de forma significativa, a um custo aceitável, mas que frequentemente cometemos enganos terríveis quando tentamos isso, pois a história simplesmente não nos preparou para os desafios de transformação. - John P. Kotter

 

O RH precisa entender de fluxo de valor e ajudar a Governança da empresa na tomada de decisões, ter maior controle, previsibilidade, assertividade e capacidade de simular as suas ações, transformando a empresa para uma cultura voltada a processos e resultados, através da valorização do ser humano.

 

Como gerar Inovação?

O mapa do fluxo de valor nos ajuda a criar melhorias organizacionais e progressos em nossos processos e métodos, pois gerará insights e, consequentemente, inovações. Podem ainda nos ajudar tanto a identificar quanto interromper os desperdícios em uma organização, além de se tornar mais eficiente e entregar produtos de maior qualidade a seus clientes. Você sentirá que fez algo que realmente valeu a pena.

Tenha em mente o Resultado que deseja. O fluxo de valor irá lhe mostrar o melhor modelo de estrutura organizacional para conquistá-lo.

 

Posts relacionados:

F1 e o fluxo de valor em segundos.

Sua empresa é uma orquestra sinfônica ou uma banda de jazz?

Seu time está ganhando?

Sucesso ou fracasso, é possível prever?

 

LIGGO Gente & Gestão - Pessoas e Processos para Melhoria dos Resultados e Sustentabilidade dos Negócios.

 

   

 

Back to top