Em época de “vacas gordas” ou empresas que estão no auge do negócio, com alta lucratividade, o modelo de gestão que se adota, sendo ela boa ou má, não faz muita diferença, isso se torna imperceptível.


Mas o que falar quando as empresas que estão passando por momentos turbulentos, tomam a decisão de cortar a folha de pagamento? Uma única medida, a mais difícil, inevitável e com impactos incalculáveis à sociedade.


Os jovens de hoje estão enfrentando sua primeira crise, a primeira de muitas outras que ainda virão, e esta é uma excelente oportunidade de aprendizado em que TODOS sairão mais fortes, com outra visão de mundo dos negócios e com pensamento “lean” para otimização dos recursos.


Os de geração mais antigas tem a certeza de que este é mais um ciclo de mudança e que precisam apenas aprumar o rumo para esta nova era.


A era de mudanças radicais, de tecnologias disruptivas, de equipes multidisciplinares e análise de megadados ou BigData. Ou seja, as informações serão cada vez mais complexas e mais densas.


Neste cenário, quem são os atores? Quais são os processos? Qual impacto na organização ou no cliente quando algo está fora do script?


“This is the new normal”. É exatamente isso! Se adapte, pois este será o novo normal.


Então, para trocar as lentes e enxergar o futuro e o presente quase que simultaneamente, precisamos seguir alguns passos:

 

  • Ter os processos mapeados é o primeiro passo para conhecer, não somente os seus processos, mas os seus “Atores” envolvidos.


Identificar oportunidades ocultas em momentos de crise será uma dádiva ou um treino de empreendedorismo? No livro Oportunidades disfarçadas, do autor Carlos Domingos, uma série de exemplos reais servem para uma avaliação e inspiração de como trabalhar vantagens competitivas, seja com o investimento no desenvolvimento de produto ou novas formas de trabalho, seja com aquisições transformadoras.

 

  • Compreender quais são seus processos principais, os de apoio ao negócio e os de gestão, faz com que o valor agregado do negócio e ideias de otimização de recursos sejam evidenciados mais claramente.


Isso faz parte dos princípios de Lean Thinking, e um dos motores da inovação. Em um modelo de negócio orientado à processos, fica mais simples trabalhar com simulações que impactam em redução de custos ou aumento de receitas, além do resultado operacional mais satisfatório.

 

  • Gestão, controle e monitoramento requerem ferramentas adequadas de informação que são essenciais para sustentabilidade do negócio. Aí está a verdadeira transformação do que é sempre tratado apenas como custos em algumas empresas, para reais investimentos. Este é o diferencial neste mercado cada vez mais competitivo.


“O Brasil caiu seis posições de 2015 para 2016 e registrou sua marca mais baixa no ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial”. Veja mais.


A sofisticação de negócio e inovação, são pilares importantes que registraram um declínio, mas que podem ser superados com avaliações estratégicas através de novas parcerias de negócios.


Trabalhamos por um Brasil mais competitivo! Precisamos fazer a nossa parte! Grandes mudanças podem ser fruto do resultado de um conjunto de pequenas ações.


Levantamento de processos utilizando-se o “Censo de Atividades”, pode ser o primeiro passo para a sua organização.

Saiba mais sobre processos.

LIGGO - Conectando Pessoas aos Resultados

Conectamos pessoas aos resultados das organizações através do estudo e implementação da estratégia de negócio, mapeamento dos processos internos e o desenvolvimento das pessoas.

 

   

 

Back to top