Já parou para refletir no que faz você se movimentar todos os dias? Quais são as suas crenças que te levam a ter determinadas atitudes? O que você valoriza?
Segundo Eduard Spranger (1882-1963), há seis tipos de atitudes nas pessoas:
- TEÓRICO: Sou motivado por conhecimento, gosto pela verdade das coisas.
- ECONÔMICO: Sou motivado quando percebo o custo x benefício das coisas, pelo uso inteligente dos recursos. (motivador atualmente denominado “utilitário”)
- ESTÉTICA: Motivado pela beleza das coisas, pelo subjetivo, pela arte em geral.
- SOCIAL: Motivado pelo bem comum, por uma sociedade melhor.
- POLÍTICA: Motivado pela posição de liderança, pela exclusividade, pelo status. (motivador atualmente denominado “individualista”)
- RELIGIOSA: Motivado por uma causa, por um estilo de vida, por uma força que direciona a vida. (motivador atualmente denominado “tradicional”)
Com base na teoria de Spranger e outros estudos, é que Bonnstetter deu origem à ferramenta de avaliação dos motivadores.
DISC = comportamentos observáveis (como eu faço)
Motivadores = direcionadores da vida
Já imaginou o potencial das duas teorias trabalhando juntas? Seríamos mais assertivos nas contratações de pessoas, no desenvolvimento de equipes, nas comunicações, ajudar as pessoas a atingirem o seu potencial máximo, enfim, há inúmeras vantagens para tornar a sua empresa ainda mais eficiente e produtiva!
Pode não parecer, mas cada um desses fatores é extremamente importante para nos mantermos motivados com o que fazemos. E mais importante ainda é termos consciência deles e sabermos, dentre os 6, quais mais nos motivam e, portanto, precisam de maior atenção e cuidado para que nós mesmos e nossas equipes estejam sempre com a motivação lá em cima.
E então, o que te motiva? É possível motivar as pessoas?
artigos relacionados:
qual a relação entre Autoconhecimento e Indicadores e Metas?o que é método DISC?avaliação comportamental DISCestilo comportamental DISC, tudo junto e misturado!por que utilizar o modelo DISC?
LIGGO Gente & Gestão